A segunda edição da Expo Favela RS 2024 será realizada nesta quinta-feira, 28, e sexta-feira, 29, no Centro de Eventos da PUCRS, com iniciativas voltadas ao fortalecimento de negócios locais e à promoção da transformação social, em um momento em que o Estado busca recuperação econômica após as enchentes de maio.
A Prefeitura de Porto Alegre também estará presente na feira.
O evento conecta empreendedores com investidores e empresas para gerar oportunidades de negócios e transformação social. Cerca de 100 empreendedores locais foram selecionados para expor seus negócios, sendo que uma parcela significativa representa negócios diretamente impactados pelas enchentes.
A expectativa é de que a feira se consolide como um espaço de apoio, oferecendo visibilidade e acesso a redes de contato que podem alavancar suas trajetórias e apoiar na retomada das atividades econômicas. A programação incluirá também rodadas de mentoria, pitches e oportunidades de networking com investidores e parceiros institucionais.
A Expo Favela RS 2024 também contará com a participação de mais de 5 mil jovens de escolas públicas, que serão envolvidos em um hackathon com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras. A equipe vencedora ganhará uma visita à sede do Google, nos Estados Unidos. No evento, histórias de impacto positivo como a de Gabi Valente, fundadora da Escola de Diaristas.
A programação contará com palestras, workshops, exposições e rodadas de negócios, com uma ênfase especial na capacitação de empreendedores e na geração de renda. Entre os confirmados estão nomes conhecidos do público como os músicos Hungria, Negra Li, Edi Rock e MV Bill; a ativista e executiva Lisiane Lemos; a jornalista Negra Jaque; o apresentador Luciano Potter e o comunicador Marck B, além de outras personalidades. Confira aqui a programação completa.
Prefeitura – A Prefeitura de Porto Alegre estará presente na feira com seu espaço de ativação, onde estarão ocorrendo diversas atividades. “O poder do empreendedorismo, criatividade e, principalmente, a força do trabalho não é um privilágio apenas de quem nasce nas regiões mais abastadas da sociedade. Pelo contrário: as necessidades das regiões periféricas, das favelas, só são superadas com muito trabalho e persistência. É a chamada força da periferia”, afirma a secretária municipal de Cultura e Economia Criativa, Liliana Cardoso.
Programação no espaço de ativação do município:
Quinta-feira, 28
8h às 10h – Instituto Misturaí
10h às 12h – Calábria
13h30 às 15h – Carnaval
15h30 às 16h – Mesa principal: secretária municipal de Cultura, Liliana Cardoso e Quitéria Chagas
16h30 às 18h – Encontro de capoeira
Sexta-feira, 29
11h às 13h – Ilhota Hub
14h às 16h – Hub Formô
16h às 17h – Diálogo com os uubs
Ingressos:
www.sympla.com.br