Em um dia normal na Escola Municipal de Educação Infantil Francisca Melo de Souza, no bairro Belém Novo, durante o período de atividades periódicas uma criança observou o portão aberto e pela curiosidade normal da idade saiu das dependências da escola.
Na rua, onde é constante o trânsito de ônibus e carros, a criança correu diversos riscos e causou pânico nos pais, responsáveis, diretores e professores da escola.
Neste sentido, com o retorno das atividades presenciais, destaco a importância do projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre que torna obrigatório que Escolas Municipais e conveniadas mantenham fechadas as portas durante o período de realização das atividades educativas e de ensino.
A medida certamente irá trazer mais tranquilidade e segurança para pais, responsáveis, crianças e educadores que trabalham nessas instituições de ensino. O projeto propõe que os portões devem ser abertos apenas em horários predeterminados pela diretoria da escola.
Além disso, a proposta estipula que, por ordem dos diretores, os acessos à instituição que ficarão abertos deverão ter o controle por parte de um funcionário responsável pela entrada e saída dos alunos, pais ou responsáveis legais e visitantes. Durante o período de realização das atividades dentro das dependências da escola os portões permanecerão fechados e o ingresso será permitido apenas com prévia identificação e autorização da direção.
É essencial trazer segurança e tranquilidade para as crianças mas também para toda a comunidade escolar. Trata-se de uma sugestão que busca qualificar o trabalho dentro das escolas municipais e conveniadas e que está aberta para o debate e sugestões dos vereadores.
Foto: Alex Rocha/PMPA
Instagram: @padeirogilson
Twitter: @GilsonPadeiro
Encaminhe a sua demanda através do WhatsApp: 99892.3771
Email: vergilsonpadeiro@camarapoa.rs.gov.br
Contato do gabinete: 3220.4100